Buscar
  • Allan Araújo

Escola Games: jogos educativos para tablets e smartphones

Atualizado: 14 de nov.

Nos últimos anos, uma onda de jogos virtuais invadiu completamente a rotina das nossas crianças. São muitas as questões e contradições quando o assunto é a “gameficação” do aprendizado e a influência dos jogos no comportamento das crianças.

No entanto, uma iniciativa decidiu reunir, juntamente com um time de pedagogos e professores, diversos jogos escolares ou educativos para crianças em processo de alfabetização.

escola games jogos educativos

A plataforma gratuita já conta com milhares de acessos mensais e é utilizada tanto em instituições de ensino quanto por pais e responsáveis em suas próprias casas.




O que é a Escola Games?

Escola Games é uma plataforma de jogos educativos e livros digitais para crianças. O site pode ser acessado gratuitamente e conta com mais de 150 atividades lúdicas que integram: diversão, interação e aprendizagem. Os jogos foram desenvolvidos com acompanhamento pedagógico e são recomendados para crianças a partir dos 5 anos.

Na aba principal, os usuários podem escolher tanto o nível de dificuldade dos joguinhos (fácil, médio ou difícil) quanto os temas abordados: português, matemática, ciências, geografia, história, inglês, raciocínio, datas-comemorativas e muito mais.

Além de contar com jogos educativos online grátis, a Escola Games também disponibiliza diversos livros infantis, nesse caso, a criança escolhe a história e decide se ela mesmo quer ler aquele conteúdo ou se quer ouvi-lo através de uma narração.

Como acessar a Escola Games?

Isso é muito simples, ao acessar o site você terá à disposição todos esses recursos dispostos de forma muito intuitiva para começar a usar. Não precisa de cadastro, muito menos de nenhuma espécie de remuneração para a plataforma.

A navegação é muito amigável, antes mesmo de escolher o tema ou nível de dificuldade você pode ir baixando a barra de rolagem para ter uma visão geral sobre os jogos educativos.

Jogos infantis online fazem bem ao desenvolvimento das crianças?

Os jogos educativos da Escola Games, se utilizados da maneira correta, sem excessos, podem otimizar o rendimento escolar dos alunos em fase de alfabetização.

Algumas dessas atividades podem funcionar como um reforço daquilo que é ensinado durante as aulas. Por isso, podem inclusive facilitar a compreensão dos conteúdos, exercitar o foco, a autonomia, a disciplina, o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

Outra vantagem importante é que as crianças estarão se divertindo, brincar é essencial nessa fase da vida e os aparelhos eletrônicos entraram de vez na rotina e nos hábitos dessa nova geração.

Proibir radicalmente a utilização desses dispositivos pode não ser a decisão mais inteligente, afinal estamos em um mundo cada vez mais digital e conectado, e as crianças devem ser integradas nessa realidade. O que não diminui a importância do “brincar offline”. O equilíbrio é tudo.

Melhorar a qualidade das atividades e do tempo em que a criança passa consumindo conteúdos em tablets e smartphones é uma excelente maneira de mediar o conflito entre a proibição e o uso excessivo de aparelhos eletrônicos durante a infância. Sem contar que toda a família pode brincar junta!

Se você não sabe por onde começar, nós preparamos essa seleção com os 10 melhores jogos educativos que você encontra no Escola Games.

Os 10 melhores jogos educativos para começar a se divertir no Escola Games


Países da copa: catar 2022


Nesse jogo seu filho aprenderá brincando sobre os 32 países que vão participar da Copa do Mundo FIFA 2022, no Catar. Bom demais né? Além de ler diversas curiosidades sobre cada país e disputar com os amigos em um jogo de perguntas e respostas, para ver quem acerta mais, a criança poderá encontrar bandeiras, camisetas oficiais e várias outras informações interessantes sobre as seleções.

Indicação:

Crianças de 09 a 12 anos

Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Série: 3º Ano - 4º Ano - 5º Ano

Assuntos: Geografia, história.

Curupira na Amazônia


Aqui o tema é um grande personagem do Folclore Brasileiro. A tarefa das crianças nesse jogo é montar os quebra-cabeças para revelar as belezas e encantos da Amazônia. O curupira ajuda a guiar as crianças por diversos pedaços da região amazônica. Ao passo que ele informa fatos importantes sobre o local, também ensina a importância de preservá-lo.

Indicação:

Crianças de 08 a 11 anos

Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Série: 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Assuntos: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências

Jogo dos 7 erros


Nos primeiros anos do ensino fundamental, a Matemática vai além de atividades com resolução de problemas e operações. É necessário integrar atividades lúdicas que exijam das crianças capacidades como a concentração e raciocínio lógico. Um bom exemplo disso é o jogo dos 7 erros. Nele trabalhamos habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Indicação: Crianças de 05 a 08 anos

Nível de ensino: Educação Infantil

Série: 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Assuntos: Matemática

Fábrica de palavras


Nessa atividade o objetivo é que as crianças exercitem a formação de palavras e a formulação de novas possibilidades de escrita/leitura, além disso, exercita-se também a ortografia. É um game onde os pequenos aprendem sobre a grafia de palavras, reforçando e fixando o que aprende na escola.

Indicação: Crianças de 06 a 08 anos

Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Série: 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade: 06 a 08 anos

Assuntos: Língua Portuguesa


Forma Palavras


Aqui um desenho indicará qual a palavra que deve ser formada, é uma excelente alternativa para crianças a partir da fase pré-silábica. A finalidade desse jogo educativo é auxiliar no aprendizado das junções das letras. Dessa forma as crianças começarão a perceber que os nomes são formados por pequenas partículas de símbolos, que chamamos letras, e que essas letras possuem também um som.

E se você não sabe se o seu filho está na fase silábica ou pré-silábica da aprendizagem e quer aprender um pouco mais sobre o tema; temos esse artigo aqui, sobre a Psicogênese da língua escrita.

Indicação: Crianças de 06 a 09 anos

Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Assunto: Língua Portuguesa

Caça-palavras


Os caça-palavras são velhos conhecidos das crianças de todas as gerações, no entanto, essa é uma versão digital e muito completa desse jogo infantil. Uma ferramenta didática interessante para otimizar a aprendizagem da leitura e da escrita, pois demanda das crianças que elas soletrem as palavras, ao caçá-las nos quadrinhos, sendo assim entra em cena o registro oral e as crianças farão a associação entre letras e sons na formação das palavras.

Indicação: Crianças de 06 a 09 anos

Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade: 06 a 09 anos

Assunto: Língua portuguesa

Separe as sílabas


As sílabas são uma peça chave na formação dos nomes, aprender a separá-las corretamente é um passo fundamental no aprendizado da escrita, sendo assim, esse jogo educativo pode ser utilizado para diversas funções pedagógicas, bem como: sistematizar a separação de palavras em sílabas; construir os conceitos de letra e de sílaba; identificar e memorizar diferentes formações silábicas; aprimorar a leitura e escrita; memorizar a escrita convencional das palavras e muito mais.

Indicação: Crianças de 06 a 09 anos

Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Assunto: Língua Portuguesa

Tabuada do Dino


Saber calcular automaticamente algumas questões em que precisamos multiplicar, ter a resposta “de cabeça”, como costumamos dizer, é uma capacidade demandada tanto nas atividades escolares quanto no nosso cotidiano. Sendo assim, na Escola Games, TABUADA DO DINO é uma excelente opção para trabalhar de forma lúdica e interativa essa habilidade. Se você conhece alguma criança que precisa de ajuda com a tabuada, convide ela para brincar no mundo mágico do Dino.

Indicação: Crianças de 07 a 11 anos

Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Série: 2º Ano - 3º Ano e 4º Ano


Blocos espaciais


Esse jogo auxilia no ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. Além disso, esse material, mesmo sendo destinado ao ensino da matemática, pode ser utilizado com crianças menores para desenvolver a criatividade, motricidade e o raciocínio lógico-matemático.

Indicação: Crianças de 06 a 09 anos

Nível de ensino: Ensino Fundamental I

Série: 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Assunto: Matemática

Lendas do Folclore


O Boitatá, a Iara, o Saci Pererê, o Lobisomem e a Mula Sem Cabeça são personagens incríveis da nossa cultura popular. Nesse game as crianças brincam de quebra-cabeça enquanto aprendem um pouco sobre as mais famosas lendas do folclore brasileiro, resgatando assim a memória e a importância desses valores culturais.

Indicação: crianças de 05 a 09 anos

Nível de ensino: Educação Infantil - Ensino Fundamental I

Série: 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Assunto: Língua portuguesa, Matemática e História

Saiba um pouco mais sobre a plataforma nesse vídeo:

Conclusão


Apresentamos aqui nesse texto a ferramenta Escola Games, juntamente de uma seleção dos melhores games educativos para jogar na escola ou em casa.

Acreditamos que nessa seara, dos jogos infantis online, a Escola Games aparece como um instrumento positivo para qualificar o tempo em que as crianças estão em contato com tablets e smartphones.


De fato, principalmente para as crianças do ensino fundamental, que precisam compreender o processo de estrutura das palavras ou até mesmo perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras, os jogos educativos da escola games são uma ótima pedida.

Esperamos que tenha gostado desse nosso material, se quer continuar aprofundando essa discussão sobre as brincadeiras e jogos do mundo contemporâneo você pode ler aqui nesse outro artigo muito mais sobre o "brincar nos dias atuais", dessa forma você poderá enriquecer ainda mais a tomada de decisão sobre o que permitir ou evitar na rotina das suas crianças.