top of page
Buscar

O brincar nos dias atuais: 10 brincadeiras incríveis que resistem ao tempo

Atualizado: 21 de nov. de 2022


As crianças de hoje brincam da mesma forma que seus pais e avós brincavam? Será que têm o mesmo tempo que tinham para brincar?

Amarelinha, queimada, bola, boneca, esconde-esconde, pega-pega, ciranda, garrafão, bolinha de gude: quem foi criança até meados da década de 90, conhece bem essas brincadeiras antigas, que preenchiam dias inteiros na rua.


As crianças de hoje, no entanto, desconhecem muitas dessas formas de brincar do passado, priorizando brinquedos mais tecnológicos.


O que é brincar?


A brincadeira acompanha as modificações históricas e sociais, sofrendo alterações na forma e no conteúdo daquilo que é brincado, assim como no tempo reservado para que essas brincadeiras aconteçam. Mas afinal, o que é brincar?

A dimensão simbólica e lúdica das brincadeiras como elementos fundamentais para a socialização, aprendizagem e desenvolvimento do ser humano são reconhecidas positivamente ao longo dos anos pelos especialistas nesse assunto.


A brincadeira infantil é uma ação livre, iniciada e conduzida pela criança. Um exercício de autonomia, no qual a criança pode tomar decisões, expressar sentimentos, lidar com valores, conhecer a si mesma, aos outros e ao mundo em que vive.


Brincadeiras atuais


Os avanços tecnológicos modificam o jeito de nossas crianças brincarem. Em um mundo de acesso fácil e rápido às informações, as crianças não brincam como as de antigamente, tanto que a própria concepção de infância evoluiu.


Os jogos de videogame, computadores e aplicativos de smartphones estão cada vez mais populares entre as crianças. Já as antigas brincadeiras de rua, caso não sejam incentivadas por pais e educadores, podem facilmente cair no esquecimento.


Mas como não se pode viver só de nostalgia, há espaço para reinvenção. Assim, muitas formas de brincar estão sendo adaptadas.


Engana-se quem pensa que brincar nos dias de hoje se resume ao ambiente virtual. Além do mais, até o virtual também tem um lado lúdico e pedagógico, viu?


De toda forma, para atrair as crianças para a brincadeira ao ar livre, pais e educadores têm apostado cada vez mais em esportes e equipamentos que estimulam a sociabilização e fazem bem à saúde. Aí entram as bicicletas, os patins e os skates.


O equilíbrio entre o digital e o offline


Não se deve ignorar que o avanço da tecnologia, em suas mais variadas formas, é irreversível. E tentar manter as crianças longe não só é batalha perdida como as priva dos diversos benefícios proporcionados pelas inovações.


No entanto, saber dosar o tempo de uso dos eletrônicos e de exposição à TV é um dos maiores desafios dos pais contemporâneos.

É possível equilibrar a quantidade de tempo disponível para brincadeiras mais tecnológicas com "brincadeiras de antigamente".


Diversas brincadeiras antigas que nossos avós brincavam, proporcionam às crianças a vivência da realidade histórica de seus antepassados e apresentam a elas novas possibilidades de criar, recriar e ressignificar os sentidos, sendo, ela mesmo, protagonista no manuseio do brinquedo.


Dessa forma, a criança brinca com o brinquedo e ela não se torna só a expectadora do brinquedo ou de suas ações limitadas. Ela explora o mundo, compreende as regras sociais, cria seus próprios valores e atribui significado às informações que recebe e socializa, tornando-as conhecimento.


Brincadeiras antigas que resistem ao tempo


O importante é sempre lembrar que brincar é terapêutico para todos que brincam, seja qual for a idade. Há muitas razões para brincar. Negar o universo simbólico, lúdico, é negar o direito ao pleno desenvolvimento humano e à sua inserção cultural.



Muito fácil de brincar, para + de dois jogadores. Exercita a memória, o pensamento ágil e expande o repertório de conhecimento das crianças.



A amarelinha é uma brincadeira clássica, muito simples de compreender e que auxilia na sociabilidade, no equilíbrio, na coordenação motora e muito mais.



Para cinco ou mais participantes, a "batata quente" estimula a agilidade, coordenação motora, o reflexo, e promove a socialização. Pode ser realizado em parques, condomínios, quintal, dentro ou fora de casa, praia ou em qualquer outro lugar aberto.



Excelente para a concentração e para a coordenação motora, essa brincadeira popularizou-se ainda mais após aparecer na série ¨Round 6".



A bola de gude nunca envelhece. Ótimo exercício de coordenação motora fina, noção de espaço e habilidades estratégicas.



Estimula o ganho de força e resistência muscular, auxilia no desenvolvimento de agilidade e coordenação motora; trabalha o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como cooperação, trabalho em equipe, liderança.



O jogo de carrinho de mão ajuda as crianças a terem mais consciência do tempo, do espaço, da simetria, dos números, da velocidade, da organização, do cálculo e da resolução de problemas.



Este é um jogo que não apenas incentiva a interação, mas também estimula o pensamento e a cognição das crianças.



Essa brincadeira tem caráter popular, e tem como principal característica transmitir costumes e crenças e estimular a engenhosidade infantil.



É uma brincadeira infantil que funciona bem para trabalhar o equilíbrio, coordenação motora, socialização e atenção para manter o ovo na colher.







bottom of page