Buscar
  • Allan Araújo

Formando crianças leitoras: 7 maneiras de incentivar seu filho a ler mais

Com o advento dos smartphones e das novas tecnologias, a leitura como atividade de relaxamento está em segundo ou terceiro plano para muitas crianças.


A leitura é um exercício extremamente importante, não podemos nos dar ao luxo de deixá-la cair no esquecimento. É através da leitura que as crianças melhoram o vocabulário, a capacidade de pensamento crítico e de resolução de problemas.


Ela também expõe seu filho a novas ideias e diferentes pontos de vista, o que pode ajudar a fortalecer sua própria visão de mundo e seus valores.


Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para incentivar seu filho a ler mais. Como pais, desempenhamos um grande papel no desenvolvimento e hábitos de nosso filho.


Temos mais influência sobre nossos filhos do que podemos pensar. Portanto, se você quiser que seu filho leia mais, aqui estão 10 dicas que o ajudarão a atingir esse objetivo:


Leia com seu filho


Há diversos benefícios no hábito de uma leitura conjunta entre você e o seu filho.

Antes de tudo, fortalece o vínculo e a relação entre vocês. Também permite que seu filho o veja como um leitor, o que pode torná-lo mais propenso à leitura.


O exercício de leitura conjunta potencializa habilidades linguísticas nas criança e melhora significativamente seus rendimentos escolares.


Isto ocorre provavelmente porque os pais podem adaptar esse material de leitura ao nível de seus filhos, contextualizando os assuntos abordados, dando mais fluidez ao conteúdo.


Por fim, ler para seu filho ajuda-os a desenvolver o amor pela leitura desde cedo. Eles aprendem que os livros não são apenas para a escola, mas podem ser divertidos, agradáveis e parte do nosso cotidiano.


Estabeleça um ritual de leitura com o seu filho


A leitura antes de dormir, por exemplo, é um hábito saudável e relaxante. Evita o uso de aparelhos eletrônicos nesses momentos cruciais antes do repouso, melhorando substancialmente o sono das crianças.


Certifique-se de que seu filho tenha um lugar tranquilo para ler antes de ir para a cama. Uma boa iluminação é primordial. Se ele tem dificuldade para adormecer, a leitura pode ser uma excelente aliada.


Se você tem crianças menores e elas ainda não conseguem ler sozinhas, você pode ler para elas na hora de dormir, faça disso um hábito e elas certamente tomarão para si o prazer da leitura.


Celebrem juntos as pequenas conquistas da leitura


Quando seu filho atingir objetivos significativos, como terminar seu primeiro livro, ler um certo número de livros (por exemplo, 10 livros em um mês), ou apenas ler um livro em particular, você deve comemorar com ele. Esta é uma ótima maneira de reforçar os hábitos de leitura de seu filho e incentivá-lo a continuar lendo.


Você pode celebrar os marcos com um presente especial, como sair para comer algo que ele adora ou comprar um livro novo. Ou você pode até mesmo criar sua própria festa temática de leitura.


Quando seu filho terminar seu primeiro livro, você pode assinar a data em que isso aconteceu, escrever uma nota dentro dele, guardá-lo com carinho. Isto será uma grande lembrança para seu filho à medida que ele for crescendo.


Quando seu filho ler um certo número de livros combinados por ano, você poderá comemorar essa ocasião com um presente especial, um piquenique, uma viagem.


Gradualmente você perceberá que as recompensas deixarão de ser necessárias, mas para o início isso pode ser essencial.

Selecione livros com base nos interesses e paixões de seu filho


Se seu filho demonstrou interesse em um determinado assunto, então incentive-o a ler livros relacionados a esse assunto. Por exemplo, se seu filho gosta de ciência, você poderia conseguir para ele um livro sobre o cérebro humano.


Quando seu filho está lendo um livro sobre um assunto que lhe interessa, é provável que ele se envolva mais intensamente com a leitura. Isto ajudará seu filho a reter o conteúdo do que ele estiver lendo.


Ao mesmo tempo, você também deve incentivar seu filho a ler livros que estejam acima do seu nível de leitura. Isto o desafiará e o ajudará a melhorar suas habilidades.


Faça da leitura eletrônica parte de sua rotina


Você não tem que limitar a leitura de seu filho a livros. Há muitos grandes aplicativos de leitura eletrônica que incentivam a leitura.


Aplicativos de leitura eletrônica como Wattpad, StoryMax e Bamboleio são ótimos para seu filho. Por quê? Porque eles permitem que seu filho leia o que ele quer, quando ele quiser.


Você também pode monitorar o progresso da leitura de seu filho com os aplicativos de leitura eletrônica. Isto ajudará a vocês a ilustrar o progresso, certamente ele será motivado e desafiado a ultrapassar os próprios marcos.


Não pressione seu filho a ler


Se você está lendo este artigo, é provável que você seja um pai que quer que seu filho leia mais. E você provavelmente está ansioso para apresentar seu filho ao maravilhoso mundo da leitura.


Mas você tem que lembrar que as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes. Portanto, só porque seu filho não está lendo tanto quanto você gostaria que ele lesse, não significa que ele nunca irá ler.


É importante estabelecer expectativas realistas para seu filho. Também é importante não pressioná-lo. Há grandes benefícios na leitura, mas ela não deve ser motivo de aflição, obrigatoriedade, ansiedade.


Se o seu filho realmente não se mostra nem um pouco interessado na leitura, você não pode forçá-lo a ler.


Tudo o que você pode fazer é tornar a leitura menos intimidadora e apresentar-lhe possibilidades, alternativas, há diversas outras atividades que também estimulam a nossa mente.


Quanto antes a criança iniciar o hábito da leitura, melhor!


A leitura é importante em qualquer idade, mas é especialmente importante para as crianças.


Como dissemos na introdução, a leitura as ajuda a desenvolver o vocabulário, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.


Ela também incita a criatividade, o autoconhecimento, a compreensão do mundo. Desenvolve os indivíduos em vários âmbitos da vida em sociedade.


Para além do que está nesse artigo, há diversas outras coisas que você pode fazer para incentivar seu filho a ler mais, experimente usar a criatividade, mas não esqueça; o exemplo é o melhor conselheiro. Leia mais, torne a leitura um exercício cotidiano.


Agora se você chegou até aqui e quer entender mais profundamente como é o processo de aprendizagem de leitura nas crianças, leia esse artigo que preparamos sobre a Psicogênese da língua escrita.