top of page
Buscar
  • Allan Araújo

Projeto Identidade Educação Infantil: por onde começar?

Atualizado: 18 de nov. de 2022





O ambiente escolar amplia as interações da criança. O Projeto Identidade na Educação Infantil tem o objetivo de potencializar a experiência desse convívio.


É a partir do outro que nos reconhecemos enquanto indivíduos. Daí a importância de que a escola seja um lugar de acolhimento à diversidade, às particularidades das crianças, às distintas formas de lidar com o entorno, de aprender o mundo e conhecer a si mesmo.


Projeto identidade educação infantil


Nesse texto abordaremos uma ferramenta pedagógica essencial para desenvolver essas habilidades nos pequenos: o Projeto Identidade.


Conteúdo:

O que é o projeto identidade na educação infantil?


O ambiente escolar amplifica as interações sociais na infância. O projeto de identidade na educação infantil é um instrumento pedagógico que potencializa a experiência dessas interações. Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças.

Durante os primeiros anos escolares, é essencial que as crianças avancem nas habilidades de autoconhecimento.

O projeto identidade, quando desenvolvido de forma conjunta a outros instrumentos pedagógicos essenciais, possibilitará às crianças, experiências fundamentais de aprendizagem no reconhecimento de seu “EU”, o que é indispensável para que ela consiga desenvolver a própria autonomia.


Quais os objetivos desse instrumento pedagógico?

Para além do desenvolvimento do autoconhecimento e de outros objetivos principais, já explicitados acima, listamos aqui uma série capacidades trabalhadas também por essa ferramenta pedagógica:


  • Trabalha a autoestima

  • Exercita a imaginação

  • Promove a importância do acolhimento às diversas formas de existir

  • Promove as relações interpessoais possibilitando a formação de laços afetivos

  • Estimula o desenvolvimento do diálogo e da linguagem oral

  • Faz a criança reconhecer os limites dos outros indivíduos

  • Constrói com mais autonomia um sentido de autoimagem

  • Dá a elas noções básicas de existência em coletivo

  • Promove a socialização saudável

  • Exercita o autocuidado


Qual o papel do professor na construção da identidade das crianças?


O papel do professor é o de um simplificador do processo. Que está ali para facilitar o autoconhecimento daquelas crianças, desde que elas também sejam as protagonistas dessa descoberta.


O simples hábito de chamá-las pelo nome e de atribuir a elas objetos é uma boa forma de reforçar a questão da identidade com os pequenos, funciona quase como uma atividade, por exemplo, "o lápis azul é de Pedro, a borracha amarela é de Mariana, a caneta é de Davi".


Assim elas identificam a individualidade do outro quando percebem que aquele objeto pertence a ele e não a si próprio, dessa forma ele e eu somos diferentes, possuímos coisas diferentes, temos particularidades, etc.


Ainda nessa linha, uma outra forma de trabalhar a diferenciação entre indivíduo e grupo, poderia ser uma adaptação da atividade acima, substituindo a posse de objetos pelas escolhas pessoais.


Por exemplo, divide-se a turma em pequenos núcleos, conforme o sabor de sorvete preferido: chocolate, morango, flocos. A criança deverá escolher autonomamente o grupo em que será inserida e notar, com naturalidade, sua distinção com os outros parceiros de turma, que optaram por estar em outros grupos.


Quais habilidades da BNCC trabalham a identidade nos primeiros anos escolares?


Seguem aqui algumas habilidades presentes na BNCC, que se relacionam explicitamente com o projeto identidade.


  • EI03CG02 Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.


  • EI03CG04 Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência.


  • EI03EO01 Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.


  • EI03EO04 Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.


  • EI03EO05 Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.


  • EI03TS01 Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Dica essencial para o Projeto Identidade na educação infantil segundo a BNCC


A BNCC deixa claro que um dos direitos primordiais de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil é o autoconhecimento, ela conceitua essa capacidade como um dos mais relevantes campos de experiência, responsável por potencializar a formação da identidade nos pequenos, esse é o papel fundamental do Projeto Identidade na Educação Infantil.


A Identidade, como já deixamos claro acima, é construída nas interações sociais, no dia a dia dessas crianças, tanto no seio familiar quanto na escola.

Então de que forma agir para ser de fato um facilitador da experiência dessas crianças?


Uma dica unânime entre especialistas é excluir do cotidiano dessas crianças a comparação de desempenho entre elas, reconhecer as especificidades de cada um deles e evitar premiar que, por exemplo, consigam executar uma tarefa com mais destreza que outro.


É mais proveitoso guiá-los para a descoberta das próprias particularidades, das atividades onde se sentem mais confortáveis, ainda que estimulando a turma a participar de todas as atividades, independente do desempenho.


E se você já sabe no que consiste o Projeto identidade e quer um modelo exemplificativo do que é essa ferramenta, nós sugerimos esse artigo aqui. Outro material riquíssimo é esse vídeo da professora colorida:





Já se você se está procurando mais assuntos relacionados à aprendizagem das crianças, nosso blog está recheado de textos como esse aqui, que você acabou de ler.





70 comentários
bottom of page