top of page
Buscar
  • Allan Araújo

Projeto Higiene Educação Infantil: planos de aula conforme a BNCC

Atualizado: 15 de jan.

Ser saudável é também estabelecer bons hábitos, compreender que o nosso corpo merece cuidados especiais e que é nosso dever zelar por ele. A função do Projeto Higiene na edução infantil é justamente abordar e instruir as crianças nessa direção.


Projeto higiene educação infantil

As turmas iniciais da educação infantil são excelentes pontos de partida para abordar a importância do autocuidado do corpo para a saúde desde a infância.


É preciso educar para o cuidado de si, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.


O que é o Projeto Higiene Educação Infantil?


O Projeto higiene para educação infantil é uma proposta que possibilita uma aprendizagem efetiva para a adoção de hábitos de vida saudáveis. Ao educar para a saúde e para a higiene, a escola contribui na formação de cidadãos capazes de atuar na melhoria dos níveis de saúde pessoal e coletivo.

Tratar de higiene e saúde é um desafio para a educação, e é fundamental no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.

As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.

Quais os principais objetivos dessa atividade


  • Inspira a adoção de práticas saudáveis e de autocuidado, auxiliando a compreender o funcionamento do próprio corpo.

  • Ensinar a importância da higiene corporal na prevenção de doenças;

  • Chama a atenção das crianças para a importância dos cuidados com o próprio corpo;

  • Identificar e estimular o uso dos objetos de higiene pessoal;

  • Ensinar e estimular a importância de higiene na prevenção de doenças.

  • Valorizar a autoestima da criança.

  • Ensina o modo correto de realizar a limpeza dos dentes e do corpo;

Planos de aula: exemplos de como trabalhar higiene e o autocuidado de acordo com BNCC

Plano de Aula 01


Campo de experiência: O eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala e pensamento

Objetivos: transformar a rotina de higiene e cuidados numa prática prazerosa e rica em aprendizagem; aprenderem a comunicar necessidades, desejos e desagrados; desenvolver a autonomia nos cuidados com o corpo.

Instrumentos:

Papéis ou cards com imagens de objetos utilizados para realizar as boas práticas de higiene, exemplo: escova de dentes, escova de cabelo, creme dental, xampu, sabonete.

Recipiente para acondicionar os cards ou papéis: pode ser uma caixa de sapato, uma sacola, um cesto. Todos esses recipientes deverão estar sinalizados com o nome da categoria de higiene à qual pertencem. Por exemplo, uma caixa deve conter a sinalização “Limpeza do cabelo” em outra “Limpeza da boca” e assim sucessivamente.

Habilidades da BNCC

(EI02EF05) relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Como realizar a atividade:

Com a sala ainda vazia, os professores devem espalhar os papéis ou cards – com as figuras dos objetos de limpeza - pelo chão, de forma aleatória.

Deixe que as crianças manipulem os cartões, que tentem identificar do que se trata aquelas figuras, faça perguntas no sentido de avaliar se elas conhecem aqueles objetos e as suas utilidades.

Por último, ajude-as a descobrir em qual recipiente colocar cada um dos cards, de acordo com a parte do corpo. Exemplo, o creme dental será guardado na caixa com a plaquinha "limpeza da boca", o xampu na caixa sinalizada com "limpeza da cabeça" e assim a atividade segue até que todos os papéis estejam guardados.

Plano de Aula 02

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala e pensamento

Objetivos: transformar a rotina de higiene e cuidados numa prática prazerosa e rica em aprendizagem; aprenderem a comunicar necessidades, desejos e desagrados; desenvolver a autonomia nos cuidados com o corpo.

Instrumentos utilizados: Caixinha de sabonete, xampu, esponja, escovinha de unhas, condicionador, bambolê de circunferência pequena, decorado com fitas azuis para simular a água caindo de um chuveiro.

Habilidades da BNCC

(EI02EF05) relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos, etc.

(EI02EO04) comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Como realizar a atividade:

Essa atividade trabalha a importância do banho. O bambolê fará o papel de chuveiro. Os produtos de higiene deverão ficar dispostos em uma cadeira ou mesa, desde que ao lado do bambolê/chuveiro.

Aqui os educadores devem dar lições sobre as melhores formas de realizar o banho. Assim que a criança entrar embaixo do bambolê, a pedagoga ou o pedagogo devem instruir sobre por onde começar, perguntar a elas quais dos itens são usados para cada parte do corpo e dar lições para melhorar a limpeza das unhas, dos cabelos, das mãos, a lavagem do rosto, etc.

Para complementar esse material nós indicamos também esse vídeo do cantinho do saber, com outras atividades incríveis para trabalhar a higiene e a saúde com as crianças do maternal e da educação infantil.



Benefícios de trabalhar o autocuidado nas escolas


Um projeto de higiene na educação infantil pode ser uma ótima maneira de promover a saúde e a higiene em sua escola.

Cada vez mais os educadores estão descobrindo que promover boas práticas de higiene entre as crianças é fundamental para melhorar o seu desenvolvimento.

Além da importância de ensinar as crianças sobre boas práticas de higiene, os professores têm um papel vital para ajudar as crianças a desenvolver um estilo de vida saudável. Higiene e saúde devem ser abordadas de forma integrada.

A educação infantil é uma fase importantíssima para iniciar o projeto de higiene e saúde, já que é desde muito cedo que as crianças começam a formar hábitos prejudiciais que acabam sendo levados para a vida adulta.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com amigos, colegas, e continue navegando por outros textos do nosso blog.

Aqui vai uma dica, um conteúdo relacionado que escrevemos sobre o Projeto Identidade para a educação infantil.




bottom of page