top of page
Buscar
  • Allan Araújo

Música na educação infantil: uma poderosa ferramenta pedagógica

A educação musical na primeira infância, ou nas turmas de educação infantil é uma ótima maneira de enriquecer a experiência de aprendizado de seus filhos.


O programa pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras, habilidades de ensino-aprendizagem, e também pode ter um impacto positivo nas habilidades sociais do seu filho.



música na educação infantil

Aqui nesse texto apresentaremos alguns dos benefícios desse instrumento pedagógico e apontaremos caminhos para a sua implementação.


A importância do ensino musical para aprimorar as habilidades de ensino-aprendizagem


Cada vez mais, os educadores estão percebendo o valor da música na educação infantil. Pesquisas sugerem que as atividades relacionadas à música podem ser uma ferramenta importante para apoiar jovens estudantes no desenvolvimento da leitura e da escrita, por exemplo.


Embora estudos anteriores tenham descoberto que a música tem um efeito positivo nas habilidades iniciais de alfabetização, é necessário mais trabalho para entender como a educação musical efetivamente atua.


Geralmente, as aulas auxiliam às crianças a perceber características dos sons, identificar padrões, aguçar a audição e conectar sons individuais em um bloco sonoro complexo que é, por exemplo, uma canção.


Isso exercita a atenção aos detalhes, auxilia as crianças a se tornarem mais conscientes e ágeis na solução de problemas.


A música e a aprendizagem da Leitura/Escrita


Um número crescente de estudos vinculou a sensibilidade sonora às habilidades iniciais da alfabetização, sobretudo porque aprimoram a percepção do ritmo da fala.



Essas descobertas sugerem que aprender a tocar um instrumento musical envolve transformações neurais complexas. Isso também serve para o canto.


Durante a educação musical, as crianças devem aprender a distinguir vários sons, para perceber variações acústicas e lembrar as letras das músicas, é assim também com o reconhecimento das sílabas que formam as palavras completas.


Em estudos recentes, os pesquisadores descobriram que as crianças em programas de educação musical eram mais capazes de realizar tarefas de leitura e escrita, como identificar padrões sonoros/fonológicos e o encadeamento de palavras.


Esses resultados podem ser atribuídos a dois mecanismos em potencial: habilidades gerais de processamento auditivo e melhor percepção acústica.


No entanto, a melhor maneira de descobrir como a educação musical pode aprimorar as habilidades de alfabetização precoce de seus filhos é começar a se envolver em atividades musicais com seu filho.


Não é apenas divertido, mas também ajuda a criar habilidades de aprendizado ao longo da vida.


A música também tem vários outros benefícios, incluindo a promoção da criatividade, autoexpressão, consciência cultural e tomada de decisão. Pode até ser uma ferramenta útil para remediar as deficiências de leitura.


A música ajuda a desenvolver a coordenação e diversas habilidades motoras nas crianças


Envolver as crianças em atividades que envolvam a música auxilia no desenvolvimento de uma ampla variedade de habilidades, incluindo a coordenação e as chamadas habilidades motoras finas e grossas.


As crianças envolvidas em atividades de música e movimento (como a dança) têm maior probabilidade de adquirir noções mais saudáveis de si e do próprio corpo.


Foi demonstrado que as crianças que tocam um instrumento têm melhor desempenho em testes de habilidade motora do que aquelas que não o fazem.


Eles também têm, por exemplo, melhor coordenação olho-mãos. Isso ocorre porque o aprendizado de um instrumento exercita diversas funções do cérebro simultaneamente.


No entanto, é preciso muita prática para desenvolver habilidades motoras finas e grossas. Se uma criança não tiver tempo suficiente para praticar na escola, pode precisar ser auxiliado em atividades extraclasse, como aulas de bateria, de violão, de piano.


Para ser mais eficaz, recomenda -se uma rotina semanal.


As atividades de música e movimento também são úteis para melhorar a memória, fortalecer e aguçar a percepção sensorial do mundo e auxiliar na sociabilização dessas crianças.


O impacto da educação musical nas habilidades sociais das crianças


A educação musical nas primeiras turmas da educação infantil pode ter um impacto positivo na sociabilidade das crianças. Listamos aqui alguns benefícios dessa prática:


  • Desenvolvimento da comunicação: A música envolve a comunicação através do ritmo, da melodia e da harmonia. A prática da música em grupo pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de comunicação e colaboração.


  • Fortalecimento da confiança: A prática da música pode ajudar os pequenos a se música-na-educação-infantil-uma-poderosa-ferramenta-pedagógicasentirem mais confiantes e seguras em público, o que pode, logicamente, melhorar a sociabilidade.


  • Aumento da empatia: A música pode ajudar as crianças no desenvolvimento da empatia e da compreensão das emoções nos outros. Isso pode levar a uma maior capacidade de se conectar com seus colegas, amigos, pais e professores.


  • Assertividade: A prática da música em grupo envolve a tomada de decisões em conjunto, a negociação e a resolução de conflitos. Isso pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais importantes.


Em resumo, a educação musical pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a se desenvolverem tanto em seu processo de ensino-aprendizagem, ou seja, com o exercício de habilidades mentais, quanto no desenvolvimento da coordenação e habilidades motoras (educação corporal) e por fim auxilia também as crianças no desenvolvimento de habilidades sociais.


Não é uma atividade incrível? Diga-nos o que você achou!




bottom of page