Organização de estudos: 4 aplicativos cruciais para otimizar sua performance na escola

Atualizado: 18 de nov. de 2022

organizar estudos com aplicativos

Existem inúmeras maneiras de organizar seus estudos, desde a boa e velha agenda de papel até a ferramenta de organização mais utilizada no planeta: o calendário.

No entanto, o advento da tecnologia nos brindou com diversas ferramentas para otimizar o gerenciamento dos nossos estudos.

Isso nos permite criar estratégias, definir metas, visualizar os nossos avanços e identificar pontos de melhoria no nosso processo de aprendizagem.

Hoje trouxemos 4 dessas ferramentas incríveis e gratuitas que com certeza irão te auxiliar na sua jornada escolar. Confira aqui embaixo!

No Evernote é possível armazenar diversas informações básicas, como, por exemplo; materiais que os professores solicitam para aulas, agendas de provas, cronogramas e arquivos para ajudar na elaboração dos seus projetos, etc.

Funciona tanto em computadores como em smartphones. Para baixar, só ir na sua loja de apps.

Ele permite que seus usuários realizem anotações de diversos tipos, separadas em cadernos, adicionando anexos, desenhos feitos a mão, etiquetas com cores diferentes e outros tipos de recursos.

Tudo é pensado para facilitar a organização das notas e textos criados por seus usuários. Além disso, na prática, seu sistema de armazenamento remete a ferramentas conhecidas como o Outlook e o Thunderbird.

Isso facilita seu uso, uma vez que a maioria das pessoas está acostumada com esses softwares em seu dia a dia.

Além disso, é possível realizar anotações em cadernos distintos, facilitando a localização de seus textos e notas por disciplina de estudos.

Se você se importa com usabilidade e designe atrativo, essa é a sua melhor opção. Ela também é ideal para facilitar trabalhos em grupo.

O Trello descomplica de verdade o gerenciamento dos seus estudos. A plataforma é simples, intuitiva e atraente, permitindo que você organize e priorize projetos de forma divertida e flexível.

Os quadros, listas e cartões do Trello facilitam também o acompanhamento das suas metas e objetivos, cada parte da tarefa pode ser gerenciada, rastreada e compartilhada com os seus colegas de classe.

O Google Keep é uma plataforma para o usuário registrar ideias e afazeres, ela funciona como um grande quadro branco.

O visual do aplicativo é bem simples, com apenas quatro divisões: listas, anotações, gravações e fotografias. Ele disponibiliza opções para que o usuário organize tudo na tela da maneira que mais lhe agrade.

A interface também oferece o serviço de transcrição de mensagens de voz gravadas e a criação de lembretes com base no local, assim é possível ter acesso à lista criada para um lugar assim que usuário chegar a ele.

Além disso, sabendo como usar o Google Keep, também é possível integrá-lo ao Google Docs. Uma das funcionalidades do aplicativo de anotações é que ele permite a você arrastar uma nota do App e soltá-la no Docs.

Essa é uma função muito importante para quem usa o Keep no computador, por exemplo.

Google Keep é o aplicativo oficial do Google para anotações e listas. Disponível para Android, iPhone (iOS) e Web, também pode ser integrado a outros serviços da empresa, como Google agenda.

Essa integração facilidade de integração com outras ferramentas do nosso dia a dia é sem dúvidas um ponto bastante positivo para a escolha do Keep.

O Microsoft OneNote permite que você crie vários blocos de anotações para diferentes assuntos ou projetos sempre que você quiser. (Observação: estas instruções servem para o Windows, mas são parecidas para outros sistemas operacionais e dispositivos.)

Aqui o ponto positivo é que você poderá acessar suas anotações, onde quer que esteja. Se você usa o Outlook, o OneNote é a opção mais indicada.

O bloco de anotações digital permite a criação de listas diversas, seja de afazeres diários ou de livros para ler, tarefas para concluir, etc.

Todas as anotações são sincronizadas com outros dispositivos que tenham o OneNote instalado, desde smartphones a computadores pessoais.

Essa ferramenta serve tanto para estudantes quanto para professores que querem potencializar o gerenciamento de diversas turmas.

E aí, curtiu essas dicas? ? Compartilhe com seus colegas e continue navegando pelo nosso blog.