A importância do ensino de robótica nas escolas: aprender no presente os desafios do futuro

A robótica transformou o nosso mundo. Ela é utilizada na automação industrial, nas fábricas, bem como no setor de prestação de serviços. Os robôs também estão sendo cada vez mais popularizados.

Ensinar crianças pequenas sobre robótica abrirá novos mundos para elas.

O que é a Robótica?

A robótica é a ciência da automação de sistemas para executar tarefas que normalmente são feitas de forma manual.

A automação pode ser sob demanda ou programada. Pode ser para um ser humano ou para uma máquina. Ela inclui tanto sistemas de hardware quanto programas de software.

A indústria robótica está crescendo rapidamente e espera-se que atinja receitas de 85,2 bilhões de dólares até 2022.

O mercado de robótica é impulsionado por vários fatores, incluindo a crescente demanda por operações industriais, o aumento dos investimentos em saúde e eletrodomésticos, e a crescente adoção de robôs inteligentes em vários setores, incluindo agricultura, segurança e entretenimento.

Dentro da indústria robótica, existem várias categorias no que diz respeito ao setor onde atuam. Os principais são os robôs industriais, espaciais, os da área de saúde e os residenciais.

Os robôs industriais executam trabalhos em fábricas, tanto produzindo peças quanto montando produtos completos. Os robôs de serviço, sejam residenciais ou da área de saúde, tornaram-se parte de nossa vida diária.

Estes robôs podem ser encontrados em residências, hospitais e empresas que desempenham uma variedade de funções, tais como serviço de alimentação, inspeção e limpeza, logística e varejo.

Todos esses robôs têm seu uso, e podem simplificar muito as tarefas diárias, economizando tempo e dinheiro.

Benefícios de Ensinar Robótica nas escolas

Vamos analisar mais de perto o que seus filhos podem obter do aprendizado da robótica. Quando as crianças são apresentadas à robótica desde cedo isso estabelece uma base forte para o aprendizado futuro.

Ao fazer isso, eles podem estar melhor preparadas para entender e aplicar conceitos de outras disciplinas, como matemática e ciência. Isso também mostra que a robótica é uma opção de carreira viável.

Quando as crianças observam a variedade de opções de carreira disponíveis no campo da robótica, isto pode ajudá-las a ver que podem ter um impacto positivo no mundo.

O campo da robótica está se tornando cada vez mais importante à medida que mais setores adotam a automação e usam ferramentas, como os robôs, para aumentar a produtividade e a eficiência.

Ao ensinar robótica para as crianças, é importante mantê-los engajados e entusiasmados com o assunto. Você pode fazer isso expondo-os a uma variedade de kits de robôs, incluindo aplicações no mundo real, para que eles possam ver como os robôs podem se encaixar em suas vidas diárias.

Isto pode ajudar a manter as crianças interessadas, por exemplo, no campo da pesquisa científica, da física, da matemática; tornando a ensino mais atraente.

Conclusão

Ao ensinar robótica na escola, os estudantes estarão mais bem equipados com o conhecimento para compreender e aplicar conceitos de outras disciplinas, como matemática e ciência, bem como fazê-los se sentirem mais confiantes no futuro.

A robótica é uma indústria em crescimento que tem várias opções de carreira, incluindo segurança, cuidados com a saúde, entretenimento, etc.

Agora, mais do que nunca, os estudantes precisam aprender mais sobre o campo da robótica a fim de enfrentar os desafios futuros.

Aqui no Santa Fé esse contato com a tecnologia acontece desde cedo, quer saber mais sobre como a robótica está presente na nossa escola? Entre em contato conosco, venha nos fazer uma visita!