7 dicas valiosas de como ajudar seu filho nos estudos em casa

Atualizado: 2 de jun. de 2020

Nessa quarentena imposta para frear o avanço do Covid19, muitas rotinas viraram de cabeça para baixo para se adequarem as mudanças e com as escolas não foi diferente. O ensino educacional que antes era presencial se tornou online e a distância. Nesse cenário, se faz necessário a presença dos pais ou responsáveis para auxiliar nessa nova realidade. Então você se pergunta: como devo agir? Como ajudar meu filho a estudar em casa de forma proveitosa e que não prejudique o desenvolvimento educacional? Pensando nisso, trouxemos 7 dicas importantes que podem te ajudar.

1. Ambiente ideal

Primeiramente é de suma importância que exista um local limpo, organizado e que consiga passar tranquilidade e foco. Ambientes com distrações como TV, pessoas conversando e/ou muito barulho pode atrapalhar a concentração do seu filho e consequentemente o rendimento dos estudos ser menor. Então antes que planejar qualquer coisa, crie e separe um ambiente propício para estudar.

2. Responsabilidade, participação e paciência

A responsabilidade de estudar e aprender é do seu filho, mas sem a presença de um professor isso pode se tornar complicado já que existem muitos assuntos que você pode não saber ou se lembrar. Por isso, é importante sempre dar uma revisada nos assuntos estabelecidos no cronograma educacional proposto pela escola. Se seu filho estiver com alguma dificuldade em entender, tenha paciência e tente ajudá-lo. Caso não saiba o determinado assunto, leia, pesquise, conhecimento é sempre bem-vindo e seu filho aprenderá muito mais com a sua participação.

3. Rotina e horário especifico

Outra dica importante é estabelecer uma rotina de estudo. Assim como existem horários específicos para seu filho ir à escola, reserve um horário durante o dia para que ele desenvolva as atividades propostas. Organizar horários e ter uma rotina ajuda nosso cérebro a ter um ritmo, pois quanto mais repetição de uma determinada atividade, menos cansativo para o corpo e a mente vai ser.

4. Estudo intervalado

Passar horas prolongadas e consecutivas de estudos pode não ser proveitoso. Estudos apontam que nosso cérebro não absorve com a mesma eficiências todas informações após 50 minutos de estudos consecutivos. Para contornar isso, estabeleça intervalos de 10 a 15 minutos com seu filho a cada hora para descansar e voltar novamente.

5. Estratégias para cada disciplina

Cada disciplina exige diferentes estratégias de estudo. As de cálculos exigem repetições e atividades que possam ajudar no entendimento, matérias com português e ciências podem exigir mais da memória do seu filho para entender e reter os assuntos. Uma pesquisa publicada pelo jornal Psychological Science aponta que o ato de escrever o assunto compreendido ajuda na fixação.

6. Revisar conteúdos

É importante estabelecer um período de tempo para revisar os assuntos que seu filho aprendeu, pois nosso cérebro costuma esquecer as informações que não são tidas como importantes. O ato de revisar mostra ao cérebro que aquela informação precisa ser lembrada e seu filho terá menos dificuldade em entender os próximos assuntos.

7. Comunicação com outros colegas

Além do contato com professores de forma online e o seu apoio para ajudá-lo é importante manter o contato com os colegas, pois o isolamento pode repercutir de forma negativa trazendo sentimentos de solidão ou tristeza, e essa proximidade com amigos seja para conversar ou tirar dúvidas juntos sobre as atividades são estímulos. Como a quarentena está vigente, é importante não permitir o contato físico e usar de outras ferramentas como as redes sociais para isso.

E aí, gostou das dicas para ajudar seu filho? Você pode executar qualquer uma delas para tornar os estudos do seu filho mais proveitoso e quando a quarentena for suspensa, ele voltará para a escola sem dificuldades!