top of page
Buscar

5 Museus nacionais para visitar sem sair de casa

Diversas atividades estão se adaptando durante essa quarentena para diminuir o contágio do coronavírus. O universo cultural não ficou de fora. Diversos museus pelo mundo inteiro disponibilizaram visitas virtuais para você mergulhar em seus acervos sem sair de casa. Que tal então “embarcar” para novos destinos por meio de viagens virtuais? É uma ótima maneira de não se isolar completamente do mundo e ainda se manter conectado com a cultura e a arte. Ah, e tudo sem fila e de graça! Aproveite o tempo em casa para passear pelos corredores de lugares maravilhosos como o MASP e a Pinacoteca em São Paulo; e o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Selecionamos na lista abaixo, 10 museus brasileiros. Confira: 1. MASP

Atualmente situado na avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) foi fundado em 1947 sem fins lucrativos e apresenta exposições individuais ou coletivas norteadas por temas importantes da sociedade. Além disso tudo, o museu também oferece aos visitantes a oportunidade de assistirem palestras, seminários e participar de cursos oferecidos na programação vigente.


O museu mais antigo da cidade, a Pinacoteca de São Paulo foi fundada em 1905 com o intuito de apresentar as coleções de artes brasileiras e exposições nacionais e internacionais (temporárias) oferecendo também atividades educacionais. Diversos artistas como Tarsila do Amaral (a mesma que pintou o famoso quadro Abaporu) tem suas obras expostas nele.


Criado oficialmente por um decreto do presidente Getúlio Vargas, o Museu Nacional das Belas Artes (MNBA) fica situado no Rio de Janeiro, num edifício projetado em 1908 e tombado como patrimônio histórico. Possuindo o maior e mais importante coleção de artes brasileiras do século XIX, o acervo do museu possui cem mil itens como pinturas, objetos, esculturas, documentos e muitas outras exposições que mostram a história da arte plástica no Brasil desde os tempos primórdios até contemporaneidade.


Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol fica situado nos avessos das arquibancadas do Pacaembu, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em São Paulo. Aberto a qualquer tipo de público, amante ou não do esporte, o museu possui 15 salas temáticas que contam como o futebol chegou ao Brasil e se enraizou na nossa cultura, além de oferecer ações educacionais, exposições temporárias e uma programação cultural diversa.


Voltado para a ciência, o museu do Amanhã fica localizado no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2015, é o mais recente dessa lista e apresenta aos seus visitantes: explorações e questionamentos a partir da sustentabilidade e convivência como sociedade, usando arte e da cultura para reflexão do futuro.

E então, já decidiu qual vai "visitar"? Não perca essa chance de explorar novos conhecimentos e aumentar sua bagagem cultural. O melhor de tudo é que não precisa escolher só um, dá pra conhecer todos sem sair de casa!

bottom of page