O lugar do celular na sala de aula

Atualizado: 22 de Out de 2019

O acesso à comunicação e à tecnologia evoluíram muito: atualmente existe um fluxo contínuo de informações que impulsionam uma interação mais efetiva e rápida entre todos. Essas transformações provocaram mudanças profundas de uma geração para outra, sobretudo em relação ao uso de celulares.

O celular faz parte da sala de aula; seja na mão de alunos ou na mão professores. E aí? Usamos ou não o celular em sala de aula? Ele ajuda ou atrapalha na hora de aprender?

Já tentaram proibir o uso do celular em sala de aula com leis municipais e estaduais. Mas não deu muito certo. Voltaram atrás na proibição. Embora tudo isso ainda cause certa discussão em todos os âmbitos educação, vamos relembrar algumas advertências sobre uso do celular em sala de aula:

1. Conscientização

Em primeiro lugar o professor deve estar de acordo com o uso do celular em sala. Ele deve preparar a aula para que o aparelho possa ser útil. Sala de aula é um ambiente de aprendizado e se o celular causar distração, então definitivamente ele é um problema e deve ser evitado. O aluno deve ter consciência do ambiente que está, portanto, o uso do aparelho em sala de aula passa, antes de tudo, por um processo de conscientização do uso entre alunos e professores.

2. Grupo da sala no Whatsapp

Já que todo mundo está com celular na mão o tempo todo, nada melhor para lembrar-se de tarefas, provas e troca de arquivos, do que um aplicativo de mensagens como Whatsapp. Ele facilita muito o contato do professor com a turma e dos alunos entre si. Só não vale ficar mandando spam, mensagens e assuntos indevidos para o momento. Isso aborrece todo mundo e tira o foco real do grupo. 3. Fotos dos conteúdos dados em sala de aula

Este ponto é bem polêmico. Muitos professores defendem que os alunos copiem a matéria do quadro como forma de aprendizado, e isso realmente é muito importante, pois faz com que os alunos leiam o conteúdo e reforcem na escrita. Por isso, não é indicado que os alunos tirem foto do quadro em vez de copiar. Então, dentro da sala de aula, após combinado com o professor é legal deixar para registrar com o celular os trabalhos manuais, como maquetes, vídeos de experiência, comemorações, programações no ambiente escolar e avisos para casa.

4. Economia do uso de papel.

Aqui tá um ponto cem por cento positivo: Usando o aparelho de celular você pode acessar mapas, notícias, tirar fotos, fazer apresentações, compartilhar vídeos, entregar resenhas e trabalhos sem usar papel. Faz bem ao meio ambiente e ao bolso. Os professores também podem mandar textos a serem lidos de forma instantânea, sem precisar de xerox e ou apostilas.

O celular pode sim ser usado como um aliado para alunos e professores, pois o uso do aparelho facilita, aproxima, alerta, compartilha e possibilita uma aprendizagem significativa. Mas é importante lembrar que a didática de cada professor deve ser respeitada e cumprida pelos alunos, logo, o uso do celular deve ter a aprovação e instrução do mestre em sala de aula, sempre com foco no estudo e aprendizado.

Até a próxima!