Buscar

5 Filmes e séries para repensar a educação

Atualizado: 22 de Out de 2019


          Como educar da melhor maneira aqueles que estão cada vez mais propensos a exigirem novas abordagens na hora de aprender? Como mantê-los engajados e dispostos? A resposta é simples: a melhor forma é repensando a educação que temos hoje.    O cinema, por exemplo, é um meio muito didático, instigante, dinâmico e acessível, tendo um grande potencial informativo e capacidade de atender às novas demandas educacionais que vêm surgindo. Ele pode contribuir para que professores e alunos repensem a educação e o modelo tradicional de ensino, buscando por mudanças no modo de aprendizagem. Separamos 5 sugestões de filmes e séries inspiradoras, que podem direcionar melhor os conteúdos abordados em sala de aula. Confira: 1. O Aluno


  Trata-se de um filme baseado na história real de Kimani Maruge Ng’ang’a, que tinha o sonho de aprender a ler e escrever. Maruge faleceu em 2009, mas antes deixou seu legado e exemplo de persistência. Em 2003, quando soube pelo governo que existia um programa de “Educação para todos”, tomou a decisão de se matricular em uma escola primária para dar início à realização de seu sonho.

  Mesmo causando revolta em moradores da região, não desistiu de estudar em uma escola que era habituada a receber apenas crianças. Com isso, se tornou a pessoa mais velha a se matricular em uma escola primária, aos 89 anos, segundo o Guinness Book. Sua atitude deu tão certo, que graças ao seu esforço e apoio de uma das professoras, ele também se tornou um grande educador.

2. Sociedade dos Poetas Mortos


  O filme, produzido em 1989, conta a história do professor John Keating, um ex-aluno da instituição Welton, em Londres, que foi chamado para substituir um professor que se aposentou na matéria de Literatura. Devido aos seus métodos de ensino pouco convencionais, ele consegue conquistar a simpatia dos alunos, mas provoca irritação na direção do colégio e nos pais dos estudantes.

  No decorrer do filme, o professor John Keating instiga que os alunos questionem suas vontades e enfrentem as enormes pressões sofridas por seus pais e por uma escola tão tradicional e com métodos extremamente ortodoxos. Com sua ajuda, os alunos aprendem a não serem tão tímidos e a seguirem seus sonhos.

3. Merli


  Trata-se de uma série espanhola que busca mostrar, com uma dose de humor e diálogos bem construídos, como a filosofia pode ser interessante. Conduzida por um professor fora dos padrões sociais e com métodos de ensino nada convencionais, a série busca trazer à tona conflitos vividos por adolescentes e jovens como um meio de promover a desconstrução reflexiva.

  Aborda temas como o jovem descobrindo sua sexualidade, a garota que não consegue se dar bem com a família, o aluno que se nega a ir à escola devido ao bullying que sofreu, dentre várias outras situações que estão presentes no dia a dia das escolas e precisam ser solucionadas.

4. A voz do coração



  Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância na década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

5. Como estrelas na terra

   O filme conta a história de uma criança que possui dislexia e tem dificuldades de ser compreendida pelos professores e seus pais. Ishaan Awanti, de 9 anos, afirma que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas ou prestar atenção nelas. Com a chegada de um professor substituto de artes, que percebe que algo está errado com Ishaan, é iniciado um plano para resgatar o garoto.

  Trazendo à tona uma temática pouco abordada, mas existente nas escolas, o filme propõe que os educadores repensem a educação que estão destinando aos alunos e entendam mais a fundo a importância de dar uma maior atenção às defasagens apresentadas por eles, com o intuito de estabelecer uma estratégia para que todos tenham um mesmo desempenho.

20 visualizações

Redes Sociais

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

Fale conosco

Tel: (79) 3248-1531

E mail: escolasantafe@gmail.com

Endereço

Rua João Muniz Barreto, 92, Farolândia, Aracaju - SE -
CEP: 49 030 - 430