5 Dicas para melhorar a concentração das crianças

“Meu filho é muito desatento”, é uma das queixas mais frequentes dos pais de crianças em idade escolar. Seja para estudar, trabalhar ou realizar tarefas, é preciso ter foco. De fato, essa habilidade é primordial para aprendermos qualquer coisa nova e estimular a concentração das crianças é essencial para formar adultos produtivos. Por isso, vale a pena incentivar algumas atividades para a concentração das crianças desde cedo. Separamos aqui 5 dicas valiosas que vão te ajudar nessa empreitada:

1. O ambiente da criança

Sons altos, telefone tocando, televisão ligada por muito tempo, irmãos chorando, falta de espaço próprio para estudar ou um cantinho para ler são alguns dos fatores que prejudicam a concentração. É preciso garantir o silêncio e a calma ou até mesmo ouvindo uma música instrumental. Caso a criança possa ter um local fixo para realizar as atividades escolares seria maravilhoso. Pois, quando se tem um local próprio para estudar,  torna-se mais fácil a concentração nos estudos. Esse espaço pode ser tornar uma referência para realizar as atividades com atenção e foco.

2. Leitura A leitura é um hábito que deve ser ensinado à criança desde cedo. Ela estimula a concentração, a imaginação e a criatividade. Mas lembre-se, os livros sempre devem ser adequados à faixa etária da criança.

3. Jogos de quebra-cabeça, memória ou adivinhação

Brincadeiras como essas obrigam a criança a pensar e encontrar uma solução para o objetivo do jogo. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio, a dedução, a observação e a atenção aos detalhes. Entretanto, não é aconselhável deixar a criança muito tempo sem a solução ou ridicularizá-la caso não acerte, isso pode desmotivá-la.

4. Prática de esportes

A atividade física é recomendada em qualquer fase da vida, da infância à maturidade. Especialmente para as crianças, a prática de esportes tem imenso valor, visto que encoraja os pequenos a terem disciplina, perseverança, cooperação, senso de justiça e espírito competitivo, sem contar os benefícios à saúde.

5. Práticas de estudo

Para melhorar essa concentração nas tarefas, uma boa sugestão é fazer uma dinamização dos métodos de estudos. Permita que seu filho estude não só pelos livros e deveres, mas também por vídeos no Youtube, games educativos, aplicativos, filmes ou por meio de discussões.

Assim, a criança enriquece seu aprendizado, ganha mais autonomia nos estudos e se mantém concentrada por mais tempo, além de passar a ver o ato de estudar como algo mais leve e que pode sim ser divertido!